EXCLUSIVO – Entrevista com Guilherme Azevedo

0
O Blog Carnaval da Nazaré entrou em contacto com o cantor e autor de algumas Marchas do Carnaval da Nazaré, Guilherme Azevedo para nos contar um pouco da sua história e envolvimento com o Carnaval, e também para sabermos o que ele nos reserva para o Carnaval 2014.

Blog Carnaval da Nazaré: Quem é o Guilherme Azevedo?

Guilherme Azevedo: O Guilherme Azevedo é um jovem cantor nazareno, canta pela primeira vez na Associação Recreativa Pederneirense, na festa de Natal de 2005 e em 2006 no mesmo local para comemorar os 70 anos da Associação. Em 2009 entra para o grupo “Amigos Para Sempre – Nova Geração”, um grupo de jovens cantores da Nazaré e participa na Gala do Pirilampo Mágico 2009 no Cine-Teatro da Nazaré. Também em 2009 foi editado o CD “Amigos Para Sempre – Nova Geração”, cuja apresentação teve a preciosa ajuda de Porfírio José Laborinho, produtor do grupo. No mesmo ano entra na 3ª série do programa “Uma Canção Para Ti” no qual se sagra vencedor. Canta actualmente no mesmo grupo, que, em 2010, edita novamente um novo CD, “Ontem, Hoje e Amanhã, Nova Geração”, apresentado a 5 de Agosto. Em Janeiro de 2011 sai o primeiro CD a solo do Guilherme, intitulado “Sonho de Menino”. Ainda em 2011 Guilherme é vencedor absoluto do 1º Grande Festival da Rádio Nazaré com a canção “Povo da Nazaré”, tendo ainda vencido a categoria Tema Nazaré. Guilherme tem contribuído com o seu talento para a realização de variadas actividades em Portugal, especialmente na Nazaré, local onde reside o jovem cantor.

Blog Carnaval da Nazaré: Quando é que descobriste o “dom” de cantar?

Guilherme Azevedo: A descoberta foi tão natural, que nem sei quando é que comecei a cantar. Desde pequeno, que faço barulho em casa, em panelas. Lembro-me também de cantar com o cabo da vassoura a fazer de tripé.

Guilherme Azevedo, no Planalto

Blog Carnaval da Nazaré: O que significa o Carnaval para ti?

Guilherme Azevedo: Tento levar à regra a frase bem conhecida da terra: “O Carnaval não se explica, sente-se”. Para mim, é a altura do ano em que mais me divirto. Tenho orgulho em ser nazareno e fazer parte do Carnaval da Nazaré. Assim espero que seja durante muitos anos.

Blog Carnaval da Nazaré: Conta-nos o que tens feito até agora no Carnaval.

Guilherme Azevedo: Fiz parte do grupo “Kalhas” durante alguns anos até 2007. Em 2008, entrei numa cegada do grupo “Os sobreviventes lá do sul”, do Senhor José Balau, por quem eu tenho um grande respeito. Assim me mantive durante 3 anos. A primeira marcha, que me lembro de ter gravado, foi com o Eduardo Hespanhol, para um grupo que na altura se chamava “PowerPuff Girls”. Fiz alguns coros e cantei algumas marchas do grande Porfírio Laborinho que dispensa apresentações. Fiz parte de uma rádio online, intitulada “H2OFM”, uma rádio dedicada 100% ao nosso Carnaval. A minha primeira marcha original foi a Concorrente a geral em 2012. Também em 2012, fizemos um grupo que se chamava “Licóces”. Ainda fiz a marcha do Agrupamento de Escolas da Nazaré e de alguns grupos de Carnaval. Em 2013, fiz a marcha dos Foliões da Nazaré e Renhecas e Renhocas. Este ano, estou a tentar levar o meu trabalho mais além, nem só em fazer marchas, mas também numa colaboração, que neste momento não posso adiantar mais. Fiz a Primeira 2014, agradecendo ao António Lopes pela excelente letra, e ao Miguel Ângelo pela sua participação no coro. Um agradecimento especial à Rádio Nazaré por me ter dado esta oportunidade de mostrar o meu trabalho.

Rádio H2OFM no Jornal Região de Cister

Blog Carnaval da Nazaré: É sabido que a Rádio H2OFM não abrirá este Carnaval. O que achas disto, sendo que és um dos responsáveis?

Guilherme Azevedo: Acho que é uma pena, era um projecto que estava a crescer mas no entanto a vida continua e não quer dizer que no futuro não volte a abrir, pois é essa a nossa vontade.

Blog Carnaval da Nazaré: Para quando veremos o Guilherme Azevedo como vocalista de uma banda no Carnaval?

Guilherme Azevedo: Brevemente espero ser vocalista de uma banda, no Carnaval. Talvez para o ano.

Blog Carnaval da Nazaré: Sempre foste mais conhecido por cantar, mas ultimamente tens feito música, e já tens várias marchas lançadas. O que preferes?

Guilherme Azevedo: Gosto de participar em várias vertentes.

Guilherme Azevedo, na Cegada dos “Sobreviventes Lá do Sul”

Blog Carnaval da Nazaré: Até hoje, as marchas têm sido lançadas por nomes como Nuno Abelha, Porfírio José Laborinho e Mário João Estrelinha. Sentes a pressão de fazer um trabalho tão bom ou melhor que eles?

Guilherme Azevedo: Não tenho essa finalidade, mas sim, mostrar o meu trabalho, e tentá-lo fazer à minha maneira. Claro que tento evoluir com o tempo, e a evolução deve-se ao esforço e à dedicação pelo que se faz. Tenho dois grandes amigos, a quem eu devo muito, ao Porfírio Laborinho e ao Nuno Abelha, dois grandes compositores, mais acima de tudo, dois grandes amigos.

Blog Carnaval da Nazaré: O que achas dos reis e do mote deste Carnaval?

Guilherme Azevedo: Acho que foi uma excelente escolha.

Blog Carnaval da Nazaré: Podes nos adiantar os teus planos para este Carnaval? O que podemos esperar do Guilherme Azevedo, tanto a cantar como a fazer marchas, etc?

Guilherme Azevedo: Muitas surpresas. Não gosto de falar do futuro, gosto de viver o presente. Espero que as pessoas gostem do meu trabalho, pois é isso que tento fazer. Este ano podem esperar muita dedicação da minha parte.

Guilherme Azevedo, vencedor do “Uma Canção Para Ti”

Blog Carnaval da Nazaré: O que achas do Blog Carnaval da Nazaré?

Guilherme Azevedo: É um projecto que tem vindo a crescer nos últimos anos, e se não fosse o Blog muita gente não teria acesso ás marchas. Sou um pouco suspeito em opinar sobre o Blog, pois também estou ligado a ele de certa forma.

Blog Carnaval da Nazaré: Qual é para ti a melhor marcha do Carnaval da Nazaré?

Guilherme Azevedo: A melhor marcha é o É de Seda.

Blog Carnaval da Nazaré: Manda uma mensagem aos nossos leitores:

Guilherme Azevedo: Quero desejar um grande Carnaval a todos os Nazarenos, e um grande agradecimento a todos os que me têm ajudado! Bom Carnaval!