O que significa Carnaval?

0
o que significa carnaval?

Quando os meses de Janeiro, Fevereiro e Março se aproximam, começamos a sentir uma certa ansiedade e vontade que tais meses cheguem. Simplesmente porque o Carnaval está a chegar. No entanto, muitas pessoas não sabem ou desconhecem o que significa Carnaval, e qual a razão pelo entusiasmo das pessoas que de facto gostam do Carnaval, os foliões. Aqui mostramos um pouco da sua origem e significado.

O Carnaval, ou Entrudo (também uma outra designação), é uma festa que é comemorada antes da Quaresma, período que antecede a Páscoa. A palavra “Carnaval” deriva do latim carne vale, que significa “adeus à carne”, derivado do período de jejum que se aproximava (a Quaresma), em que os fiéis católicos estavam proibidos de consumir carne. A Terça-feira de Carnaval, também chamada de “Terça-feira Gorda” é o último dia antes da “Quarta-feira de Cinzas”, e seria este dia o último antes da Quaresma, daí o último dia do Carnaval ser sempre a Terça-feira. No entanto, o Carnaval só surgiu vários séculos depois de Cristo.

Este período de festa intensa é associado a excessos desde o início do seu aparecimento. E isso tem uma razão muito simples que também se prende com o descrito acima: cometer esses excessos antes do período de jejum, período esse em que a pessoa acaba por se purificar, preparando-se para a Páscoa. Então no fundo, o que significa Carnaval? É o aproveitar dos “últimos dias” antes da Quaresma para cometer todos os excessos que se possa, aproveitando todos os prazeres da vida nesta altura. É por isso que esta festa é tão procurada em todo o mundo, e vivida tão intensamente quanto possível.

Desde então o Carnaval tem sido uma festa comemorada um pouco em todo o Mundo, por miúdos e graúdos de todas as idades. É uma altura propícia a grandes festejos e folia pelas pessoas que gostam desta festa. Na Nazaré, em Portugal, é considerada a maior festa do ano para os Nazarenos.

Saiba um pouco mais sobre o Carnaval da Nazaré aqui, no Blog Carnaval da Nazaré.