A Origem do Mote do Carnaval da Nazaré 2017

0
Porto de Abrigo da Nazaré

Já é conhecido de todos. O mote do Carnaval da Nazaré 2017 foi escolhido pelos grupos na reunião que antecipa os preparativos da grande festa dos nazarenos, e o mote escolhido foi “Agarrá Bossa por unanimidade por todos os presentes.

Sabe a origem deste mote? E o que ele significa? E se lhe dissermos que o mote tem um erro de ortografia, acredita?

Como é hábito o mote do Carnaval da Nazaré é uma expressão nazarena, usada no palavreado dos seus habitantes e no modo de falar. Na verdade, o mote está mal escrito, pois escreve-se boça, ao contrário de bossa (que pode ser confundida com a bossa dos camelos).
Uma boça é um cabo fixo no olhal da proa e que serve à amarração ou para rebocar a embarcação (designação retirada da Wikipédia). A Nazaré sendo uma terra de pescadores e de gente ligada ao mar tem muitas das suas expressões ligadas ao mar e à náutica. “Agarr’á Boça” (já bem escrito) é então uma expressão técnica usada pelos pescadores que tem a sua origem bem há uns anos atrás, quando nem sequer havia Porto de Abrigo e os barcos eram atracados no areal da praia da Nazaré e era necessário alguém em terra para o fazer. Na gíria nazarena, o “Agarr’á Boça” significa algo como “espera sentado”.

Portanto, a partir de agora já sabe o significado do mote do Carnaval da Nazaré 2017. Muitas das marchas que eventualmente irão sair aqui no Blog Carnaval da Nazaré para o Carnaval 2017 terão referência ao mote para de facto simbolizar o ano da marcha. Sendo boça ou bossa, não importa, na verdade!

Deixe o seu comentário e partilhe com os seus amigos! 😉