[vc_custom_heading source=”post_title” font_container=”tag:h2|font_size:60|text_align:center” google_fonts=”font_family:Condiment%3Aregular|font_style:400%20regular%3A400%3Anormal”]

O Carnaval da Nazaré define-se como sendo único, tradicional e genuíno, sendo preparado e feito “da gente para a gente”. É sem dúvida a maior festa da vila piscatória da Nazaré, que atrai milhares de turistas, bem como habitantes da região.

Desde os trajes tradicionais até às cegadas, o Carnaval da Nazaré é um evento expectado e aguardado ansiosamente pelos Nazarenos, que o vivem de uma forma profunda e apaixonante.

Todos os anos existe um “mote” que define o Carnaval Nazareno. Por norma, é uma expressão típica nazarena e que acaba por marcar o ano carnavalesco. Já os Reis de Carnaval são pessoas da terra, que de uma forma ou outra contribuem ou contribuíram para a festa, sendo o reinado uma homenagem ao “amor ao Carnaval”.

[vc_video link=”https://vimeo.com/120784169″]

Antes da semana do Carnaval propriamente dita, são feitos vários bailes por algumas colectividades e associações Nazarenas, antecipando a grande festa que se avizinha nessa altura do ano. Os bailes de Máscaras são exemplo disso. Todos os fins-de-semana antes do Carnaval existe um baile, cada um numa sala diferente.

Já quando falta uma semana para o Carnaval propriamente dito, no Sábado (chamado Sábado Magro) é dia da saída de grupos como os “Bicicletas”, “Trotinetas”, “Sakanagem”, “Alberqueras” e “Tenantas”, que desfilam ao longo da vila, anunciando a chegada do Carnaval, num dia sobretudo diferente e especial.

Existem 2 desfiles carnavalescos diurnos na Nazaré, o primeiro no Domingo e o último na Terça-Feira. O desfile de Domingo é caracterizado pelas bandas infernais (grupos organizados onde o objectivo é pura e simplesmente fazer barulho), bem como os carros alegóricos de cada grupo. Há também espaço para as brincadeiras de Carnaval, que também participam no desfile e alegram os visitantes. Já o desfile de Terça-Feira é o com maior assistência, tendo chegado às 100 mil pessoas em 2015.

Para além destes desfiles, existe também o desfile noturno (realizado pela primeira vez em 2015) onde também se destacam os carros alegóricos, bem como todos os integrantes dos grupos que alegram e enchem de luz toda a Nazaré, num espectáculo único.

Pela noite dentro, as salas de baile das coletividades Nazarenas e os bares animam os foliões com as marchas de Carnaval, a música que caracteriza um grupo nesse ano. Todos os anos existem dezenas de marchas, todas elas únicas, criadas e interpretadas também por Nazarenos.

[vc_video link=”https://vimeo.com/120572903″]

Nos bailes, para além das marchas há também espaço para as brincadeiras e cegadas (sátira popular Nazarena) que também demonstram os costumes e tradições Nazarenas.

Chegando a Quarta-Feira “de Cinzas”, há o Enterro do Santo Entrudo, um cortejo que atravessa a marginal culminando com um julgamento em praça pública, realizado no areal da praia da Nazaré.

O Carnaval da Nazaré é sem dúvida alguma um evento marcante da região, atraindo milhares de pessoas para assistir e participar no “Carnaval mais típico de Portugal“.

[vc_gmaps link=”#E-8_JTNDaWZyYW1lJTIwc3JjJTNEJTIyaHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZ29vZ2xlLmNvbSUyRm1hcHMlMkZlbWJlZCUzRnBiJTNEJTIxMW0xOCUyMTFtMTIlMjExbTMlMjExZDk4NDAyLjA3MDgxMjQ2OTY0JTIxMmQtOS4xMTMxNzM3MTg3OTYyMTklMjEzZDM5LjU4MDY5MTg4NjA1MDI5JTIxMm0zJTIxMWYwJTIxMmYwJTIxM2YwJTIxM20yJTIxMWkxMDI0JTIxMmk3NjglMjE0ZjEzLjElMjEzbTMlMjExbTIlMjExczB4ZDE4YThmMTc0ZmE4MGRiJTI1M0EweDQwMGViYmRlNDkwMzYyMCUyMTJzTmF6YXIlMjVDMyUyNUE5JTI1MkMlMkJQb3J0dWdhbCUyMTVlMCUyMTNtMiUyMTFzcHQtUFQlMjEyc3VzJTIxNHYxNDQ5MzQxNjg3Njg5JTIyJTIwd2lkdGglM0QlMjI2MDAlMjIlMjBoZWlnaHQlM0QlMjI0NTAlMjIlMjBmcmFtZWJvcmRlciUzRCUyMjAlMjIlMjBzdHlsZSUzRCUyMmJvcmRlciUzQTAlMjIlMjBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4lM0UlM0MlMkZpZnJhbWUlM0U=”]

Venha daí, visite a Nazaré!